SPEP UP - Promotora Universidade Popular
SPEP-UP é a Universidade Popular da Sociedade Promotora de Educação Popular. Um projeto focado na aprendizagem ao longo da vida, como forma de desenvolvimento pessoal e da comunidade, que junta o prazer de partilhar com o prazer de aprender.
É um projeto que procura promover os ideais de cultura, recreação e cidadania que estão na génese desta instituição desde a sua origem.
​
A SPEP-UP - Universidade Popular está aberta a toda a população, independentemente da sua idade, nível académico e social e pretende promover a educação popular ao longo da vida, contribuindo para o desenvolvimento pessoal através da aquisição de novos conhecimentos
A SPEP-UP – Universidade Popular dinamiza e promove atividades de caracter social, educativa e cultural, elevando os níveis de literacia, do conhecimento e da melhoria da qualidade de vida e bem-estar dos cidadãos, numa perspetiva de construção de uma cidadania ativa, participativa e mais desenvolvida.
As atividades letivas, em diferentes áreas e com diferentes duração e periodicidade.
SPEP - Sociedade Promotora de Educação Popular
A Sociedade Promotora de Educação Popular (S.P.E.P.) foi fundada a 30 de setembro de 1904, com sede na Rua de Alcântara, por um grupo de republicanos com explícitos objetivos culturais e educativos. Visava a coletividade “assistir ao nosso operariado dissipando as trevas do analfabetismo, lançando centelhas de luz no espírito da classe trabalhadora”.
Pretendia, no fundo, veicular uma “educação livre, laica e democrática”, ou seja, aquela que tinha por finalidade “procurar no aluno o embrião do Homem Livre, do qual se desenvolve o cidadão consciente, necessariamente forte e bom, honrado e trabalhador, inteligente e alegre”.[1]
A atividade educativa da SPEP iniciou-se em 1905 com o funcionamento de uma escola noturna para o sexo masculino, segundo o método João de Deus.
No ano letivo 1907/1908, o ensino é alargado ao sexo feminino, passa a ser diurno e nos programas curriculares constam aulas primárias elementares de Língua Portuguesa, Francês, Aritmética, Desenho, Escrituração e Contabilidade, História e Geografia de Portugal e Música.
No ano letivo 1912/13 iniciam-se as lições de inglês, ginástica os cursos noturnos para Senhoras (proibidos em 1926 e reabertos em 1953) e as sessões de Biblioteca com programa de Leitura conduzida.
A 20 de Outubro de 1931, é atribuído à Sociedade Promotora de Educação Popular o alvará de licença de ensino, passando a funcionar, na sua atual morada, como uma escola de Primeiro Ciclo do Ensino Básico, prevendo a lotação máxima de 200 alunos e possuindo paralelismo pedagógico.
[1] in "Tese de Mestrado de História dos Séculos XIX e XX", pela Drª Cláudia Vieira Leitão.
Missão & Visão
A Sociedade Promotora de Educação Popular é uma instituição centenária que procura promover o desenvolvimento saudável e educativo das crianças (Setor Escolar), a integração e o bem-estar de todos (através do seu Setor Recreativo) e, por último o desenvolvimento da cultura (através do nosso grupo de Teatro) e da cidadania no contexto de intervenções e ações que envolvam toda a comunidade.
Procura-se por isso promover os ideais de cultura, recreação e cidadania que estão na génese desta instituição desde a sua origem.
Valores
-
Cooperação
-
Partilha
-
Desenvolvimento
-
Aprendizagem ao longo da vida
A Nossa Equipa
Trabalhamos juntos para ver crescer a Promotora - Universidade Popular e manter vivos os ideais da Sociedade Promotora de Educação Popular
David Figueira
Presidente da SPEP e Direção Executiva da SPEP-UP
Fábio Machado
Coordenação Pedagógica
Teresa Eusébio
Comunicação e secretariado
António Almeida
Coordenação Pedagógica
Victor Sezinando
Assessor artístico
Maria do Carmo
Apoio ao Secretariado