.jpg)
ESCOLA DE TEATRO DA PROMOTORA
A riqueza da diferença num projeto comum - montar um espetáculo
​
Este é um projeto de formação de um grupo de teatro que tem por fim fazer peças de teatro .
A atividade teatral congrega todos num mesmo objetivo artístico. Criar e desenvolver dinâmicas de grupo.
O teatro é um motor para o crescimento cultural, para o desenvolvimento pessoal e na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
Queremos dar visibilidade aos anseios, às problemáticas e a diversas situações da nossa comunidade.
Durante a prática dos ensaios, trabalharemos as ferramentas e as técnicas necessárias tais como, voz movimento, imaginação, etc, para criar e construir personagens.
Pretendemos ao longo do desenvolvimento do projeto artístico que criarmos transmitir conhecimentos e valores culturais, como a inclusão e a participação de todos na criação.
As Apresentações serão moldadas pela cultura e necessidades dos seus elementos de forma a que possam participar ativamente na criação e na montagem e na Apresentação Teatral à comunidade, ao público !

Paula Freitas (1958-). É atriz, professora, formadora, diretora de atores, encenadora, produtora e criadora. Foi diretora pedagógica do IFICT (Instituto de Formação, Investigação e Criação Teatral), de 2017 a 2022. Em 1987 é convidada pelo seu mestre Adolfo Gutkin como professora de expressão dramática, corpo e movimento no IFICT. Iniciou a sua formação teatral em 1978 no TEUC com Adolfo Gutkin e no Curso de Formação de Atores patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian entre 1979 e 1981. Continua a sua formação de teatro e dramaturgia, com nomes como Eva Ruan (National Theatre), José Triana (Cuba), Ricardo Salvat (Espanha) e Mané Bernardo (Argentina). Outras formações: dança, artes marciais, corpo e movimento e canto coral com Vera Keel, George Stawbaerts, Francisco D`Orey e Jorge Mata. Atriz profissionalizada em 1981. Formação pedagógica de formadores em 2001 (Nova Etapa). Trabalha com Adolfo Gutkin como actriz, assistente de encenação, produtora e direção de atores em numerosas criações assim como nos Festivais de Outono de Lisboa. Participou em diversos festivais internacionais de teatro. Fez mais de 40 peças em diversos grupos, TEUC, Os Saltitões, Maizum, Teatro da Costa e IFICT. Trabalhou sob a direção de encenadores tais como: Adolfo Gutkin, Fernando Guzmão, João Lagarto, José Gil, Carlos Melo, Pedro Gil e Almir Ribeiro. Como professora participu em encontros de escolas de teatro, intercâmbios de professores e alunos, master classes e workshops, com escolas e personalidades do teatro tais como José Monleón, Theodoros Therzopoulos, Adolfo Gutkin, École Marcel Marceau, École Rue le Blanche, o Conservatoire de Bordeaux, a Bodega Vitorio Gazman e Conservatórios de Teatro de Espanha. Trabalhou como narradora e produtora em espectáculos da Ópera de Pequim, dos La Fura dels Baus e Els Comediants. Dirige e concebe animações, performances, espetáculos, recitais de poesia e música, para todos os públicos. Orienta cursos e estágios de expressão dramática para escolas de teatro, universidades, empresas, câmaras municipais e diversas entidades em Portugal e na UE. Colabora com a Butterfly, Creative Training. É membro fundador do I.I.T.M. (Instituto Internacional de Teatro do Mediterrâneo) Muitos dos seus ex-alunos são hoje reconhecidos como grandes profissionais do teatro e exercem atualmente funções relevantes em diversas áreas da cultura em Portugal e em diversos países.


